Publicidade
cultura

, , , ,

1º Encontro Regional de Bonecos Gigantes acontece em São Bento

Evento reunirá cerca de 25 bonecões de diversas cidades para abrilhantar a chegada do Carnaval sambentista
postado por jornalismo em   25/01/2018

DSC_0339-ANo sábado, dia 27 de janeiro, a família mais amada de São Bento do Sapucaí receberá seus convidados para uma grande festa: os Bonecos Gigantes de Brazópolis, os Pereirões de Monteiro Lobato e Zé e Maria Pereira de Sapucaí-Mirim se reunirão ao Bloco Zé Pereira a partir das 18h na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves para oferecer um dia de muita alegria.

Promovido pela Diretoria Municipal de Cultura e Eventos,  o Encontro contará, ao todo, com cerca de 25 bonecos que, envolvidos por toques carnavalescos, se apresentarão na Avenida como fazem em seus carnavais. Posteriormente, os bonecos convidados farão parte do tradicional cortejo do Bloco Zé Pereira pelas ruas da cidade ao som do batuque mais famoso, não existe um munícipe que não o reconheça: “tum tum tum, tarará, tum tum tum tum, tarará”.

A expectativa é muito grande, já que é a primeira vez que isso acontece em São Bento. “O auge desse Encontro é o convite aos municípios vizinhos, pois tanto o lado mineiro, quanto o lado paulista também tem bonecos gigantes. A gente não precisa ir para o nordeste para ver esse tipo de manifestação. Existe a nossa tradição, da nossa região”, afirmou Jane Pedrita Soldtner, Diretora de Cultura e Eventos.

DSC_0344-APara a coordenação do Bloco Zé Pereira, esse evento realça ainda mais a cultura marcante no município e a troca de conhecimentos, já que o Carnaval sambentista começa sempre um mês antes do dia oficial, com o cortejo diário dos bonecos. “É uma forma de fortalecer a cultura regional. Está sendo muito especial para a cidade receber esse encontro, já que nunca teve algo parecido”, disse Matheus Augusto Venâncio, coordenador voluntário do Bloco Zé Pereira.

Mas a expectativa não fica só por conta da organização, o público também espera ansioso pelo evento, como o estudante de teatro Josielton Felipe da Silva. “A Família Zé Pereira está na vida do sambentista desde sempre, toda criança já imitou ou recriou os bonecos de alguma forma, me lembro que todo ano fazia isso. Muitas cidades tem seus bonecões, e ter esse encontro aqui na terinha é abraçar os outros “Zé Pereiras”. Se já fazemos folia com os nossos, imagina com os primos”.

Além do Encontro, o Bloco Zé Pereira realiza seu cortejo pela cidade todos os dias da semana, de 13 de janeiro à 13 de fevereiro, contando com uma praça de alimentação próxima à Casa e Memorial do Zé Pereira. Para mais informações, acesse www.saobentodosapucai.sp.gov.br ou ligue para (12) 3971-1255.


Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade