Publicidade
cultura

, ,

Folia de Reis cumpre mais um jornada

Grupo andou pelas ruas e avenidas da cidade tocando e cantando com alegria durante duas semanas
postado por jornalismo em   24/01/2018

Folia de Reis cumpre mais um jornada

Pelo terceiro ano consecutivo, a Folia de Reis Luz de Belém de São Bento do Sapucaí cumpre mais uma jornada, que é de andar pelas ruas e avenidas da cidade tocando e cantando com alegria e adentrando às casas para rezar, cantar e dançar com seus donos, suas famílias e amigos.

A Folia de Reis de São Bento do Sapucaí, como era chamada de início, pois ganhara o nome ‘Luz de Belém’ em 2016, teve sua 1ª Jornada no final de 2015, com Fábio Miguel e família propondo a um grupo de teatro amador a qual participavam desde o início deste mesmo ano, a realização desta manifestação cultural tradicional brasileira, de origem europeia portuguesa, que representa a visita dos Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior ou Melchior) ao Menino Jesus levando ouro, incenso e mirra.

No Brasil a Folia de Reis foi ganhando elementos e ritmos bastante peculiares devido a diversidade brasileira. Folia de Reis ou Reisado como também é conhecida esta manifestação popular ocorre do dia 24 de dezembro (véspera de natal) até o dia 06 de janeiro (dia de Santos Reis). Cantadores saem pelas ruas com seus violões, rabecas, sanfonas, cavaquinhos, violas, bumbos e pandeiros entoando louvações ao Menino Deus, visitando casas e seus presépios propiciando muita alegria, danças e cantorias.

Fábio Miguel, antes de trazer para São Bento a Folia de Reis, participou e coordenou a Folia de Reis “Estrela da Alegria” da cidade de Poá, cidade da grande São Paulo, na região do Alto Tietê, no período de janeiro de 2002 a janeiro de 2015, seguindo o mesmo princípio de caminhar por ruas, avenidas, praças, subindo e descendo morros, passando por casas urbanas e rurais a fim de compartilhar com seus moradores, parentes e amigos esta manifestação religiosa, cultural e festiva.

 


Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade