Publicidade
noticia

, , ,

Bloco Zé Pereira anima as ruas da cidade a partir deste sábado

Cortejos terão início às 19h e acontecerão entre os dias 13 de janeiro e 13 de fevereiro
postado por jornalismo em   11/01/2018

zc3a9-pereiraFamília mais querida de São Bento do Sapucaí, o Bloco Zé Pereira inicia seu cortejo de carnaval neste sábado, dia 13 de janeiro. Os desfiles pelas ruas da cidade terão início às 19h na Casa e Memorial do Zé Pereira, localizado no Mercado Municipal, e acontecerão todos os dias até o dia 13 de fevereiro.

Época mais esperada do ano, os bonecões que chegam a medir 4 metros de altura saem todas as noites, das 19h às 22h, e arrastam multidões. Para o cortejo deste ano, os oito bonecos foram restaurados através de doações. “Estamos desde novembro trabalhando na manutenção dos bonecos, que foram todos pintados novamente, e todos os bonecos receberão roupas novas”, conta Matheus Venâncio, voluntário do bloco. Além de Matheus, o bloco conta com mais 18 membros, sendo 12 integrantes da bateria, 4 carregadores de bonecos e 2 coordenadores, que serão remunerados.

WhatsApp Image 2018-01-11 at 13.01.28A tradição do Bloco Zé Pereira é antiga na cidade e acredita-se que os bonecos já sejam centenários. De acordo com informações retiradas do site da Prefeitura Municipal, onde encontra-se a história dos bonecos, não se sabe ao certo quando surgiram, nem quem foi o primeiro a confeccioná-los. Porém, a arte foi passada para os irmãos João e Antônio Cortez, conhecidos também por serem os primeiros a conquistar o topo da Pedra do Baú.

A confecção, a partir daí, foi passada para Bento Cortez, filho de Antônio. Após Bento, o funcionário público, artista plástico e ator José Vicente da Silva refez os bonecos em meados de 1990 com outros materiais e técnicas, mudando de jacás de bambu, barro de olaria coberto com jornal e grude de farinha de trigo para ferro fino e blocos de isopor de 50 centímetros de espessura cobertos por massa de jornal molhado.

A Casa e Memorial do Zé Pereira fica localizada no Mercado Municipal, na Rua Dr. Rubião Júnior. Para mais informações, entre em contato pelo (12) 3971- 2496 ou clique aqui para acessa a página do Bloco Zé Pereira.


Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade