Publicidade
noticia

, , , ,

Curso para treinadores de corrida acontece em São Bento

Ação foi ministrada pelo técnico da Seleção Brasileira de Trail Running
postado por jornalismo em   12/12/2017

DSC_0045 aNo último final de semana, do dia 08 ao dia 10 de dezembro, a Casa da Cultura Miguel Reale em São Bento do Sapucaí foi fechada para receber 23 treinadores de corrida de todo o país para um curso técnico e prático com o doutor e treinador de esportes de resistência Guilherme Agostini, que foi o técnico da Seleção Brasileira de Trail Running representada por nove brasileiros no mundial da Itália, dentre eles, o conterrâneo Célio Augusto.

A ideia de trazer esse curso fechado para São Bento foi de duas equipes, a 4X Team, do Guilherme e a Só Paro Na Chegada, de dois apaixonados pela cidade: João Silveira, corredor há 16 anos que coleciona provas como o El Cruce, Indomit Costa Esmeralda, Indomit Pedra do Baú, Mountain Do, Maratona 28 praias, e Felipe Ferrari, que é formado há 10 anos como educador físico, trabalhando há 4 como treinador dcorrida, que também possui uma lista de corridas na carreira, como a Indomit Pedra do Baú, Indomit Costa Esmeralda, Maratona de Berlim e muitas outras. “A ideia foi uma troca, trazer o pessoal que nós conhecemos para a cidade, para as trilhas da cidade, afinal, nós costumamos dizer que aqui é a capital do Trail Running no Brasil e ao mesmo tempo apresentar São Bento para eles”, disse Felipe Ferrari. “São Bento está em evidência e o Célio e o Fabrício ganhando o El Cruce foi o que colocou São Bento ainda mais no mapa do esporte no Brasil e hoje muita gent etem curiosidade em conhecer a cidade e suas trilhas, portanto esse curso tinha que ser aqui, explicou João Silveira.

DSC_0043 ABiomecânica, Fisiologia, Treinamento de corrida de resistência e muitas outras técnicas, esses foram temas que, misturados a cuias de chimarrão, sotaques puxados e muita experiência, foram passados para os 23 treinadores corrida de estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, estado em que se inclui São Bento do Sapucaí e a participação do treinador Carlos Cristóvão, atleta profissional de mountain bike e ciclismo há 18 anos, treinador há 14 e recentemente triatleta também. “Eu aprendi novas maneiras de como preparar o meu atleta, pois o treinamento é uma ciência em que temos sempre que experimentar táticas novas com eles, perceber como eles receberão alguns tipos de estímulos. Pois hoje não existe um melhor treinamento, mas o melhor treinamento para cada tipo de atleta”, contou Carlos, o treinador oficial de grandes nomes sambentistas como Célio Augusto, Fabrício Barbosa e Edmar Caetano.

Dos 23 treinadores de todo canto do país, dois deles chamaram a atenção: eram mulheres. “A mulher tanto como treinadora quanto competidora têm crescido cada vez mais, não só na corrida de montanha, mas nos outros esportes que são taxados como masculinos e quebrar essas barreiras tem muito a acrescentar”, explanou Ferrari. “A presença das treinadores reflete muito o que está acontecendo no universo Trail no mundo. Cada vez tem mais mulheres competindo e em altíssimo nível”, completou João Silveira.


Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade