Publicidade
noticia

, ,

Brigada de Incêndio da COMDEC faz treinamentos para auxiliar o município

Foram dezenas de casos de incêndios florestais e urbanos em que o órgão atuou neste ano
postado por jornalismo em   24/11/2017
A Oficina Preparatória Chuvas de Verão aconteceu em São José dos Campos e contou com a presença do COMDEC de São Bento. Foto: Arquivo pessoal/Marcos Vinícius Santos

A Oficina Preparatória Chuvas de Verão aconteceu em São José dos Campos e contou com a presença do COMDEC de São Bento. Foto: Arquivo pessoal/Marcos Vinícius Santos

A Brigada de Incêndio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) foi criada em 2016 e nomeada na Portaria nº 2.638 de abril de 2017 em São Bento do Sapucaí com o intuito de atuar nos casos de incêndio frequentes, além de auxiliar nos períodos de chuva e deslizamentos.

Atualmente, com cerca de 30 voluntários, a Brigada atua com membros da Defesa Civil e cidadãos voluntários que se doam  conforme a disponibilidade. A equipe conta com dois bombeiros civis, profissionais da área. O Coordenador Municipal de Defesa Civil, Guilherme Ferrão, 42 anos, um dos componentes da Brigada, explica que países com histórico de guerras e acidentes naturais possuem uma cultura mais estruturada de proteção e defesa civil, algo que têm a necessidade de ser melhor desenvolvido no Brasil, assim como em São Bento. “Somos um município pequeno e a nossa sociedade por natureza é bastante solidária e organizada quanto à ajuda ao próximo, mas com relação à prevenção de riscos e acidentes naturais ainda precisamos nos conscientizar”.

Até o momento, foram dezenas de incêndios e focos de incêndio socorridos pela Brigada, taxados na maioria dos casos como criminosos, intencionais ou de causa não identificada. Para poder executar esse tipo de atuação, o grupo participa de cursos e especializações. Anualmente, a equipe recebe, no período de estiagem, uma Oficina Preparatória de Operação Estiagem (OPOE) através do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), além da participação de treinamentos como o Operação Corta Fogo e o Programa do Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Porém, não é apenas para acidentes dessa natureza que o grupo se prepara. “A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou treinamentos para capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil, onde adquirimos conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações”, afirmou Guilherme.

O atleta e estudante Marcos Vinícius Pereira Santos “Tchep”, 27 anos, um dos brigadistas voluntários, iniciou os trabalhos esse ano e atuou em três incêndios no município. “O primeiro incêndio que eu ajudei foi na área urbana, um local que tinha muito lixo, entulho e um bambuzeiro, o segundo foi na área MoNa Pedra do Baú, um dos maiores incêndios que aconteceram em São Bento que ainda não sabemos a causa e o terceiro foi no bairro Paiol Grande, na residência de um casal de idosos”.

De acordo com Guilherme Ferrão, a nomeação de uma equipe permanente com serviço de atendimento telefônico 24 horas ainda está sendo pleiteada, porém, a população pode contatar os brigadistas da seguinte forma:

Prefeitura Municipal / Defesa Civil: (12) 3971-6110

Celular corporativo / Defesa Civil: (12) 99781-9788

Corpo de Bombeiros: 193 / Base Campos do Jordão: (12) 3663-3000

Polícia Militar: 190 / Agrupamento São Bento: (12) 3971-1483

Polícia Militar Ambiental / Campos do Jordão: (12) 3662-1422


Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade