Publicidade
bemestar

, ,

Yoga passa a ser oferecido pelo SUS

Ministério da Saúde incorporou a pratica entre as 14 novas terapias na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares
postado por jornalismo em   11/04/2017

Por Vanessa Mantuani

yogaSão inúmeros os benefícios associados à saúde com a prática de yoga e issptem sido comprovado por um grande número de estudos. Yoga não é só uma das formas mais populares de exercício, mas é também recomendado por médicos e cientistas em todo o mundo.

Para nossa alegria, no dia 28 de março, a Portaria nº 849 do Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União 14 novas terapias na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), dentre elas o yoga já faz parte. O Ministério anunciou que esses procedimentos serão oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o Ministério da Saúde, desde a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em 2006, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer terapias alternativas, sendo que cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica.

Em um estudo publicado na revista Psycho-Oncologia, foi revelado que o yoga beneficia mulheres em sofrimento com câncer de mama: os resultados mostram uma redução de 50% na depressão e 12% no aumento dos sentimentos de paz. Nesses casos, especificamente, o yoga é recomendado para melhorar as áreas de saúde mental envolvendo depressão, tornando-se perfeito para uso junto com outros tratamentos em condições que causam baixo humor e sensação de falta de controle.

Além disso, o yoga também pode ajudar aqueles que sofrem com asma. Os cientistas acreditam que a maneira que o yoga ensina as pessoas a respirar e os exercícios de alongamento envolvidos realmente diminui as chances de ter um ataque de asma, relaxando os músculos das vias aéreas e aliviando a ansiedade que às vezes pode ser a causa raiz.

Um estudo recente da Universidade Chinesa de Hong Kong também sugere que pratica pode ajudar a aliviar os sintomas de asma. A equipe examinou 15 diferentes análises usando yoga para tratar homens e mulheres com asma leve e moderada de todo o mundo. Esta pesquisa é particularmente importante, dado que alguns dos tratamentos existentes para a asma não funcionam efetivamente e os cientistas da Universidade afirmaram que “o yoga poderia representar uma opção adicional para que as pessoas com asma aliviem os sintomas físicos e psicológicos” e estes benefícios surpreendentes foram comprovados aos que participaram de yoga apenas duas vezes por semana.

Como relatado por Newsmax, o yoga beneficia o coração e 37 diferentes testes clínicos descobriram que o yoga reduz a pressão arterial, colesterol, freqüência cardíaca e outros fatores de risco cardiovasculares. De acordo com o Dr. Larry Phillips, um cardiologista no NYU Langone Medical Center, “o que vimos é que, com yoga e relaxamento, ocorrem modificação de comportamento que os alunos levam junto com eles para a vida, há benefício para todos os pacientes, mas especialmente aqueles com doença cardíaca. Aqui podemos ver que há benefícios mais mensuráveis ​​do que já vimos antes”.

Para finalizar aspiro que todos possam aproveitar suas vidas com saúde e equilíbrio!

 

Vanessa Mantuani é instrutora de yoga, estudou sutras e treinamentos meditativos com mestres da Ordem Chinesa Fo Guan Shan da escola Ch’an, continua participando de Retiros de Estudos Vajrayana Tibetano, no CEBB. Faz parte do Projeto Meditando com as Crianças. Idealizadora dos projetos: RoteiroZen.com.br e Yogue.com.br, acredita na cultura de paz e é movida pelo amor.

 


One Response

  1. 11/04/2017 às 10:17 pm

    Que muitos seres se beneficiem.

Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade