Publicidade
bemestar

, ,

Pokemon Go e sua influência sobre as pessoas

Jogo que mistura realidade e mundo virtual virou sensação entre crianças e adultos
postado por jornalismo em   14/09/2016

Por Rúbia Costa

pokemonNos últimos meses o mundo foi tomado por uma nova sensação do mundo virtual, o Pokémon Go. O jogo mistura realidade com o mundo virtual, tornando-se uma nova tendência no mundo dos games: o da realidade aumentada. O jogador é uma espécie de treinador de monstrinhos, que aparecem na tela do celular para serem capturados.

É comum ver as pessoas com seus celulares andando de um lado para o outro capturando pokémons. A ânsia em capturar um determinado tipo de Pokémon é tanta que crianças acabam se arriscando sem perceber: saem correndo, caminhando pelas ruas sem ao menos olhar para os lados para ver se esta vindo algum carro, ficam tão concentrados na tela do celular que nem percebem quando alguém se aproxima, em alguns casos acabam frequentando lugares pouco movimentados, aumentando os casos de roubos e assaltos

Tudo na vida tem o lado ruim (negativo) e o lado bom (positivo). No caso do jogo não seria diferente. Há os pontos negativos, como citados acima, mas há também os pontos positivos, como a interação social entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, faz com que as pessoas saiam de casa (coisa que não acontece quando se joga vídeo game ou no computador) explorando espaços públicos (parques, praças, museus, igrejas) lugares que as pessoas não frequentavam ou até nem conheciam, combate ao ócio e ao sedentarismo, aproximação entre pais e filhos.

Como todo aplicativo ou jogo, existe o risco das pessoas acabarem se viciando, pois o vício se instala naqueles que não sabem a hora de parar. Nas crianças os pais podem exercer esse controle. Já com os adultos isso não acontece. Cabe a cada um saber a hora de parar.

 

Rúbia Costa é psicóloga especializada em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional. Atualmente trabalha na APAE de Campos do Jordão e de Sapucaí Mirim, além de atender no consultório particular.

 


Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade