Publicidade
variedades

,

São Bento do Sapucaí e o Turismo

Encarar o turismo sem planejá-lo é colocar em risco toda nossa identidade e natureza
postado por jornalismo em   09/09/2016

Por Lidiane Rosa

fábio amaral

Mirante do Cruzeiro. Foto: Fábio Amaral

Para os filhos da terra, moradores de São Bento do Sapucaí, uma pergunta: Quem imaginava, 25 anos atrás, que nossa cidade ganharia o título de Estância Turística e que iria se descobrir no Turismo?

Pois é, a cidadezinha encravada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, tradicional, onde o ar é puro, o clima é agradável, a natureza floresce, e onde uma imponente guardiã em forma de rocha, a Pedra do Baú reluz com o ar da graça, inevitavelmente tornou-se um destino encantador atraindo cada vez mais visitantes e também novos moradores.

Acostumada a vida simples, agricultura, agropecuária e ao comércio, a comunidade de São Bento do Sapucaí está tendo que se adaptar as novas possibilidades que estão sendo impostas pelo mercado Turístico e o grande desafio está em estabelecer um desenvolvimento turístico sustentável que beneficie economicamente o município e que ao mesmo tempo preserve a identidade local, desde os espaços naturais até a cultura, história e a qualidade de vida da população.

Encarar o turismo sem planejá-lo é colocar em risco toda nossa identidade e natureza. Para que isso não venha a acontecer (never, ever, jamais!), temos que nos envolver. Precisamos nos tornar mais participativos na tomada de decisões que tratem o futuro da nossa cidade, e não deixar apenas para os empreendimentos envolvidos diretamente com o Turismo e para o Poder Público a responsabilidade de encontrar soluções para o desenvolvimento do município.*

Como nos envolver? Como podemos nos inserir no desenvolvimento turístico do município de uma forma positiva, agregando informações que contribuam para direcionar o futuro da nossa cidade?

Podemos começar despertando um novo olhar diante do nosso dia-a-dia, tentando perceber e dar valor no que nos parece óbvio, mas que para quem nos visita é diferente e desperta admiração.

Nossa dica é que você se presenteie com uma caminhada até o Mirante do Cruzeiro (não vai doer!), se for ao final da tarde vai ser possível apreciar o por do sol… Num suspiro profundo, sinta São Bento do Sapucaí, perceba de longe as ruas, as construções, a movimentação, a natureza, e toda essa interação… Conecte-se!  Quem sabe você não avista sua casa de lá, afinal, esta é a cidade que você escolheu pra morar.

*No mês de Agosto deu-se inicio ao Projeto de Elaboração do Plano Diretor de Turismo Municipal, que deverá ser concluído e entregue ao Poder Público até Dezembro deste ano. A empresa responsável pelo projeto, ACTIO Engenharia Turística, está visitando os empreendimentos turísticos para coleta de dados, e em breve promoverá assembleias públicas para a discussão e análise do dados. Para saber mais acesse: http://www.abet.tur.br/plano-diretor-de-turismo-sao-bento-do-sapucai-sp/

Lidiane Rosa é bióloga, morou quatro anos no exterior, viajando por alguns países da Europa, África e Ásia. É idealizadora da Rotas e Rochas Turismo e hoje trabalha promovendo o turismo e a aventura em São Bento do Sapucaí.


4 Responses

  1. Olga Nascimento
    09/10/2016 às 10:30 pm

    belo texto. é por aí mesmo. ocupe São Bento!

  2. 09/10/2016 às 10:09 pm

    Quanto amor em sua pauta. Aspiro que muitos seres se beneficiem.

  3. Alexandre Magno de Oliveira Ferreira
    14/09/2016 às 11:07 pm

    Parabéns Lidiane… desistir jamais. Estamos juntos nessa.

  4. Alexandre Magno de Oliveira Ferreira
    14/09/2016 às 11:05 pm

    Parabéns Lidiane, e que esse seu clamor possa entrar na casa e na Mente de todos os Sambentista.
    Desistiu jamais, estamos juntos nessa.

Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade