Publicidade
bemestar

, , , ,

Bursite: Causas, Sintomas e Tratamento

Comum em indivíduos que fazem movimentos repetitivos, os sintomas de bursite incluem dor, dificuldade para se movimentar e inchaço
postado por jornalismo em   01/03/2016

 

Por Marcos Felipe da Costa Rosa

 

bursite

Imagem: Revista Viva Saúde

A Bursa é uma pequena bolsa cheia de líquido sinovial que envolve a articulação e fica localizada onde o tendão se insere no osso. Nós temos várias em nosso corpo e ela tem a função de nutrir e ajudar no deslizamento dos tecidos e amortecer os impactos.

 

Quando realizamos movimentos repetitivos, elevamos o uso dessa estrutura que pode levar à uma inflamação chamada bursite, que é mais comum nos ombros, cotovelos e no quadril, e menos comum em joelhos e tornozelos, além de outras articulações. Essa inflamação também pode ser causada por traumas ortopédicos, processos reumáticos ou alguma infecção.

 

Os sintomas podem ser: dor na articulação, ao movimentar ou pressionar, diminuição de movimento, vermelhidão e inchaço.  Se sentir um ou mais desses sintomas, o ideal é procurar orientação médica. O diagnóstico da bursite é feito através de testes clínicos e exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, determinando o grau da inflamação.

 

O tratamento da doença é feito com a diminuição do movimento que provoca a lesão, repouso e aplicação de gelo na região. Se não amenizar, é aconselhável utilizar tratamento medicamentoso orientado pelo médico e fisioterapia para regeneração da Bursa e fortalecimento dos músculos que auxiliam no movimento da articulação afetada.

 

Os cuidados com a postura no dia a dia, tanto em casa como no trabalho, e a realização de uma atividade física regular e orientada de acordo com a necessidade individual, são imprescindíveis para prevenir o aparecimento dessa inflamação, que costuma ser mais comum em idosos, atletas ou profissionais que desenvolvam atividades que causem muita pressão nas articulações e pessoas que tenham diabetes ou artrite.

 

 

Marcos Felipe da Rosa Costa é fisioterapeuta especializado em Ortopedia e Traumatologia, acupunturista e professor de pilates. Seu objetivo é trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida e na diminuição de dores de seus pacientes.


Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade