Publicidade
cultura

, , , , ,

Ziriguidum comemora mais de duas décadas neste carnaval

Grupo criado por amigos é conhecido por tocar os tradicionais sambas de enredo na folia sambentista
postado por jornalismo em   04/02/2016

 

ok

Grupo se preparando para o carnaval 2016. Foto: Alan Ferreira/Acontece São Bento

Criado no ano de 1995, o Ziriguidum surgiu nos intervalos da extinta Escola de Samba de São Bento do Sapucaí em 1992, onde amigos faziam o Olodum, ritmo famoso na Bahia que estava em alta naquela época. A brincadeira teve continuidade no ano seguinte, e já em 94, após uma apresentação na extinta GABEN, festa agropecuária muito famosa na região que tinha dentre tantas atrações shows de sertanejos famosos na época, conseguiram arrecadar o valor necessário para comprar os primeiros instrumentos.

 

Com os instrumentos comprados, nasceu o Ziriguidum, cujo nome vem de um personagem que tocava samba numa caixa de fósforo em um programa televisivo e usava o termo ziriguidum, e foi sugestão de um dos idealizadores, Rogério Renó, filho do Roberto Renó, dono da extinta máquina de farinha que sedia o espaço para os ensaios. “Estreamos aqui em frente ao antigo Décio (atualmente Supermercado Goulart), lotou de gente, o dono do estabelecimento gostou e seguimos tocando nos anos seguintes”, lembrou Solon Azeredo, que além de ser um dos criadores toca repique.

 

12666269_1015126775226972_875567923_n

Foto: Arquivo pessoal/Daniel Goulart

Com mais de 20 anos de tradição, o grupo reúne grandes histórias, como a de Daniel Goulart, que começou a tocar com apenas 5 anos. “Tenho poucas lembranças, mas lembro que desde moleque estava no meio da bagunça, e muita coisa que sei de música eu aprendi tocando aqui no Ziriguidum”. Além de ser um conjunto de samba enredo, o grupo tem o caráter de escola para quem gosta de música. “Meu primeiro ano aqui está sendo muito bom, estou aprendendo muito com eles, o nível do samba é altíssimo, difícil de encontrar na região. Espero continuar tocando por muitos anos aqui”, disse Rita de Cássia Santos Silva, integrante que fará sua estreia nesse carnaval.

 

Atualmente com 32 integrantes, o grupo organiza ensaios apenas em datas próximas ao carnaval, mas nunca perdendo sua essência. “A essência é o samba de primeira qualidade, como é visto nas grandes escolas de samba”, lembrou Solon. Sempre reunidos num clima descontraído, no início dos ensaios existe uma brincadeira entre os integrantes: uma foto de um japonês fazendo uma careta e arregalando os olhos e sempre que o primeiro erra no ensaio pega a foto e depois passa para o próximo que errar e essa passagem da foto é feita com muita risada e gozação.

 

Neste ano, o Ziriguidum se apresentará nos dias 5 de Fevereiro na Academia Majérrima às 21h, 7 de Fevereiro desfilará na avenida com uma breve apresentação na Praça Monsenhor Pedro Vale Monteiro e no dia 8 desfilará com o bloco Trinca O Caneco às 21h. Saiba mais sobre o grupo clicando aqui. 

 


2 Responses

  1. Jefferson
    04/02/2016 às 5:36 pm

    Rafaela, boa tarde. Matéria super legal, so uma correção. Filho do Roberto Renó e Rogério e não Renato. Continuem com essas matérias estão otimas.

    • 04/02/2016 às 8:05 pm

      Boa tarde Jefferson!
      Agradecemos pela correção, já ajustamos o nome na matéria para ficar certinho :)
      Obrigado por acompanhar o nosso portal! Grande abraço

Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade