Publicidade
noticia

, , , ,

São Bento recebe o 17º lugar no Programa Verde Azul

Projeto governamental visa a medição e o apoio na gestão ambiental dos municípios do estado de São Paulo
postado por jornalismo em   19/01/2016

 

pedra1

Foto: Geraldo Francisco da Silva

Em 2014, São Bento do Sapucaí melhorou a sua colocação no Ranking Ambiental do Programa Município Verde Azul (PMVA), ocupando o 17º lugar com 93 pontos, 10 pontos a mais do que em 2013. O Programa, criado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, visa auxiliar as prefeituras paulistas a melhorarem seus métodos ambientais e sustentáveis.

 

Para melhorar sua classificação, São Bento inovou seus métodos ambientais e teve um grande crescimento desde sua inscrição no Programa, em 2009. “Na questão de resíduos sólidos, tivemos um avanço muito grande na parte da coleta seletiva. Já conseguimos conscientizar a população e temos caminhões que fazem a coleta separada”, afirmou Marília Ribeiro de Souza Lima, Secretária de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal e também interlocutora local do Programa. “São Bento, na área central, tem praticamente 100% de esgoto coletado e tratado”, completou. Como prêmio, a cidade irá receber “objetos” voltados à melhoria ambiental da cidade, como caminhões de lixo, trituradores, máquinas de aterro e afins, tudo voltado à coleta de lixo.

 

O Ranking Ambiental de 2015 ainda não foi divulgado e a Prefeitura Municipal não participou ativamente do Programa por motivos internos: a prioridade agora é dos projetos já existentes. “A nossa expectativa é conseguir dar continuidade aos projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano passado. Ambientalmente falando, São Bento teve um histórico muito positivo nesses últimos três anos”, contou Marília, que ainda convida a população a conhecer as iniciativas ambientais da Prefeitura. “Temos muitas informações no nosso site e as outras informações aqui na Secretaria mesmo e temos o maior prazer em receber a população e conversar”.

 

 

O PROGRAMA

 

trofeu

Foto: Divulgação/CEPAM

O Programa Município Verde Azul – PMVA foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007 com o objetivo de auxiliar as prefeituras paulistas em seus métodos ambientais. Cada cidade inscrita tem um interlocutor e um suplente que averiguam todos os quesitos necessários para o crescimento sustentável e encaminham um ofício à Secretaria do Estado.

 

A avaliação deve estar de acordo com as 10 Diretivas avaliativas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Por consequência, o Ranking Ambiental PMVA, lançado ao final de cada ciclo, classifica e pontua as cidades a partir do Indicador de Avaliação Ambiental – IAA.

 

Os municípios com pontuação maior que 80 e melhor colocação no ranking recebem o Certificado Município VerdeAzul, que reconhece a melhoria na educação ambiental das prefeituras e prioriza a capacitação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP e o Prêmio Governador André Franco Montoro, voltado aos municípios com melhor colocação nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI’S.


One Response

  1. 25/02/2016 às 10:30 am

    Love this place. I’ve been here at least 1/2 a dozen times with friends from work. This time I brought my 7 year old son. He loves it.

Deixe sua opinião

Os comentarios desta página não representam a opinião do Portal Acontece São Bento.

Publicidade